domingo, 19 de setembro de 2010
Ideologia, eu quero uma para viver!
Na música Ideologia cazuza coloca suas desesperanças para fora. Grita desesperadamente por uma ideologia, porque o partido político em que ele depositava suas esperanças de mudanças sociais e econômicas de seu país não se mostrou ético ou responsável. As suas ilusões ou sonhos de mudança para uma situação de vida melhor se viram falidas, vendidas a preço muito barato! E a vontade de mudar o mundo agora foi substituída pela vontade de freqüentar as festas do Grand Monde, ou seja, festas dadas pela alta sociedade, que é rica e é conservadora de valores que beneficiam mais a uma minoria do que as grandes massas. Seus heróis morreram, e morreram de overdose, porque nem mais os próprios heróis acreditam nas suas capacidades de mudar o mundo. Os seus inimigos estão no poder, e não ha mais segurança! E se vendo nessa situação o jeito é gritar por uma ideologia, uma ideologia que faça viver.
A voz de cazuza parece ecoar a voz de um Judas que desejava mudanças políticas profundas, a emancipação do seu povo do julgo romano, mas que não viu em Jesus seu líder, sua ideologia que fazia viver. Porque Jesus Cristo não militou por um partido político e nem por uma forma de governo, mas pregou o Reino de Deus. Não elaborou nem uma política pública, mas disse que amassemos as pessoas seja elas o que fossem. Agarrado ao mundo Judas e Cazuzas não viram que Jesus transcende, ultrapassa.
A ideologia de Jesus era, e ainda é o Reino de Deus. Esse domínio invisível que age em corações corajosos de aceitar um Poder Absoluto em suas vidas. Jesus não morreu de overdose, mas de Amor pela humanidade. Da mesma forma Ele ressuscitou por amor a ela, para dá inicio a um movimento de transformação nunca visto na História, a criação de pequenos cristos. Sim! Jesus é as primícias de uma nação santa. E santidade aqui não só se refere a uma postura ética e moral, mas a uma devoção sincera a Deus, que de fato exige atitude, coragem e entrega.
Seremos garotos e garotas, homens e mulheres que poderemos mudar o mundo quando Jesus for nossa Ideologia de vida. Quando a verdade, que é uma pessoa, encher nossos corações onde poderemos gritar nas praças e nas ruas com gestos e vozes que Jesus Cristo é nossa razão de viver.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Caramba, parabéns .... belo texto que deve ser sem dúvidas passados para os jovens que ainda hoje idolatram o cazuza.
O que você tem contra Cazuza??
rss
Nada! srsrs. Foi um poeta. Cristo tbm foi um... e cada um refletiu maneiras de ver o mundo, quem sabe porque um era ser humano e o outro um ser humano e Deus ao mesmo tempo.
Postar um comentário