domingo, 16 de maio de 2010

Do Mundo e da Igreja.


Durante a preparação para o Culto eu estava construindo um video que não deu tempo de apresentar, mas dai eu estava colocando frases que a companhasse as imagens e que tivesse bem haver com o contexto dos jovens. Então, perguntei a uma colega que frase ela construiria para os jovens. Ela disse que era ruim para essas coisas, mas depois de algum tempo falou que escreveria algo como viver a vida sem esquecer a Palavra, alguma coisa assim... Pedi a ela que me explicasse isso direito, então ela disse que queria viver a vida assim normal. Fazer o que todos fazem: ler um livro, assistir um filme, sair com os amigos e não esquecer da Palavra. Isso foi antes do Culto ter sido realizado. E pelo titulo que chamava a todos para Igreja era um tema bem alternativo. Eu ainda comentei no Culto, falei: O tema proposto para esse culto foi:  Juventude mostra tua cara! E expliquei que era o refrão do cantor cazuza, pedi a eles que refletissem sobre essas palavras e disse também que sabia que a Igreja fazia essa divisão entre Música Secular e Música Cristã, e acrecentei dizendo que eu não estava pedindo que eles escutassem cazuza, mas refletisse sobre a frase: Juventude mostra tua cara!
A proposta do título foi de pegar algo que não é exatamente da Igreja para as pessoas relfetirem sobre sua atitude na Igreja e sendo a Igreja, e principalmente sendo o Jovem da Igreja. Minha Amiga disse que muitas Igrejas tendem a Diabolizar muito as coisas. A separação Igreja-Mundo as vezes fica tão acirrada que parece que não habitamos num Mundo Real, onde não temos que pagar nossos impostos, cumprir com nossas obrigações eleitorais, arranjar um emprego ou mesmo dar nossa opinião sobre o aumento da passagem de ônibus, que cá para nós é um absurdo. Em relação as essas coisas a Igreja não faz objeções, acredito que ela fala mais em relação a manifestações culturais como tipo de músicas ou ambientes que não tenham caracteristicas evangelicas.Um outro amigo de trabalho certa vez um tanto espantado comentou comigo que os evangélicos também gostavam de futebol. Ele dizia também que os crentes estavam modernos que antes nem podiam assistir televisão, mas agora torcem e vão para o estádio.
A idéia que esta tanto por tras das palavras da minha amiga como a do meu amigo de trabalho é a idéia que o cristão não pode se envolver com as coisas do mundo, que o mundo não nos interessa. E um dos intuitos do tema Juventude mostra tua cara era repensar essa idéia. Mostrar que ser cristão é ser cristão aqui nesse mundo que era para ser uma coisa boa, mas devido ao Pecado, não ficou lá essas coisas. Mostrar que cantamos, dançamos, representamos e temos opinião sobre o mundo. Foi isso tudo que aconteceu lá: http://www.youtube.com/watch?v=UhNL7LNVYxQ



Tal idéia que infunde na mente de cristãos e de não-cirstãos deve ser repensada por nós mesmo que somos da igreja. Mundo e Igreja não se separa, podemos viver nossa cultura e atuar nela, e atuar nela é muito importante, sem querer dizer com isso que deixamos de ser cristãos. Temos esse desafio se quisermos esse desafio. Temos esse desafio se quisermos limpar o cristianismo dessas aparências desvirtuosas.

Nenhum comentário: